Desenvolver uma liderança inspiradora foi, é e continuará tendo papel importante e sendo algo desafiador no mercado, principalmente por termos cada vez mais a junção de diversas gerações em uma mesma organização. Quanto mais diferenças temos, maior é o trabalho para gerar conexão, impacto e engajamento.
Como ser um líder melhor? Como ter sucesso na liderança? Como desenvolver uma equipe que queira ver o negócio crescer? Como fazer com que a liderança melhore o ambiente corporativo? Esses são apenas alguns dos questionamentos que recebo quando dou palestras e mentorias sobre o tema. Já liderei várias equipes, errei, acertei e aprendi muito desde que iniciei minha carreira e se eu tiver que escolher quatro pilares para desenvolver a base de uma boa liderança, esses são os principais.
O quanto o líder pode influenciar no estímulo dos colaboradores?
Há quem acredite que a vontade de trabalhar com paixão e qualidade dependa apenas do colaborador, que isso precisa vir de dentro para fora. Sim, a motivação que ele gera em si mesmo depende dele, mas isso não significa que essa motivação não possa ter um estímulo para se desenvolver e é aí que um bom líder entra.
Para que o ambiente influencie de forma positiva as ações dos profissionais da equipe, o líder precisa levar essa energia a eles. Liderar não é somente compartilhar conhecimentos técnicos, experiências e delegar atividades. Liderar é também respeitar e saber transmitir à equipe seu olhar de uma maneira leve e alegre, mostrando que faz algo que ama, que realmente tem satisfação com o que faz e de estar ali com eles.
Se você é líder, assim como eu, sabe do peso das responsabilidades que podemos ter no sucesso dos negócios, do estresse gerado, dos desafios que surgem no meio do caminho, das ações e decisões que dão errado. Mas se focarmos apenas no que acontece de forma negativa e passarmos essa imagem aos colaboradores, como eles terão vontade de se dedicar mais? Como terão vontade de querer assumir cargos de liderança? A má gestão dessa questão por parte de alguns líderes já tem impactado o cenário futuro das lideranças nas empresas.
Não temos que criar um conceito romantizado do papel do líder, temos que ser verdadeiros, mostrando sim o que deu errado, mas também o quanto o trabalho da equipe como um todo tem valor e o quanto aquilo que fazemos nos gera satisfação. Quanto mais demonstrar isso e se conectar com quem está a sua volta, maior é a probabilidade de estimular essa motivação e inspiração para que eles comecem a gerar melhores resultados dentro da equipe, empresa e, consequentemente, em suas carreiras.
Muitos sabem da importância deste segundo pilar, mas nem todas as lideranças colocam em prática (o que acaba sendo um grande erro). Liderança é incluir e reconhecer. Incluir nos processos e reconhecer pela partilha de ideias e informações.
Líderes que aplicam esse pilar e conseguem absorver e aproveitar da melhor maneira as opiniões e insights dos profissionais da equipe, tendem a tomar decisões mais assertivas porque possuem acesso a mais informações e pontos de vista. Acontece que para ter acesso a isso, é preciso mostrar que o espaço está aberto e criar um ambiente de estímulo para que os colaboradores queiram compartilhar suas opiniões sem medo de serem julgados e/ou ignorados. Nesse pilar, o líder também precisa contar com o apoio da empresa, desenvolvendo ambientes que destravem a criatividade.
Se os profissionais não se sentirem conectados com os processos e projetos, não sentirem que de fato estão fazendo parte do que está sendo feito e não se sentirem importantes dentro da equipe e organização, eles não vão se engajar do jeito que deveriam e poderiam. Ações simples podem ajudar nesse processo como nomear o projeto a partir de uma sugestão de um membro da equipe ou nomear corretamente os profissionais, evidenciando seus papéis em determinada área ou projeto da empresa. Olhe para a sua liderança e identifique se há ou não essa inclusão nos processos, e de que forma você pode melhorar isso.
Assine minha Newsletter para acompanhar mais conteúdos de liderança e transformação digital. Clique aqui!
Liderar pessoas é desafiador, mas esse processo pode se tornar ainda mais desafiador se você não souber nutrir e lidar com sua equipe e rede de relacionamentos do jeito certo. E como se faz isso? Relembrando constantemente que sua equipe é composta por pessoas, que possuem comportamentos distintos, desafios pessoais, habilidades e limitações diferentes, e que precisam de um olhar especial para cada um desses pontos.
Valorizar não apenas o profissional mas também o ser humano que aquele profissional é e demonstrar interesse e preocupação com questões externas (ou mesmo internas) que possam estar impactando seu rendimento e satisfação no ambiente corporativo. Isso faz parte do papel de uma boa liderança. Liderando com compaixão, é possível gerar uma cultura organizacional positiva, com empatia e respeito.
Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre como liderar melhor e impactar positivamente:
Nos últimos anos, o tema “diversidade” tem sido uma das pautas mais valorizadas pelas empresas. Listas e rankings de organizações com maior diversidade cultural são atualizadas anualmente, e acho ótimo que o mercado tenha acordado para essa questão e esteja em constante evolução. Porém, de nada adianta termos a diversidade como valor importante se não houver líderes capazes de gerir equipes heterogêneas.
Se você já é assinante da minha Newsletter e leu o artigo “Habilidades e Atitudes Necessárias para Construir uma Carreira de Sucesso”, sabe que se conectar com as diversas gerações que hoje estão presentes no mercado é mais do que importante, é um dever do líder.
Desde o início da minha carreira desenvolvo essa habilidade para que o meu papel de liderança tenha cada vez mais impacto e, até hoje, o meu esforço tem se mostrado real e positivo no desenvolvimento e crescimento das equipes. A comprovação das vantagens das iniciativas de diversidade e integração entre as gerações no mercado, que atualmente já conseguimos identificar cinco na mesma empresa, pode ser observada em pesquisas.
Em 2023, por exemplo, o estudo “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023” revelou que 95% das empresas que investiram em iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, melhoraram a qualidade da força de trabalho, e 96% passou a ter e oferecer um ambiente muito mais acolhedor para os colaboradores.
Lembre que você tem uma responsabilidade que vai além da gestão de tarefas e projetos. Como líder, gerencia pessoas que merecem respeito, um ambiente integrador e alguém que seja exemplo para que elas se esforcem para dar o melhor delas a cada novo dia.
Quer aumentar seu conhecimento sobre Liderança além de acompanhar meu conteúdo por aqui? Estas são minhas dicas de leitura:
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com sua rede para que mais profissionais possam desenvolver suas lideranças para transformarmos o mercado de forma positiva.
Sou Carlos Eduardo Boechat, Diretor de Tecnologia e Engenharia na Vale, especialista em transformação digital e indústria 4.0, Conselheiro, Mentor, Professor, Palestrante e Colunista.
Este artigo foi publicado originalmente em meu site carloseduardoboechat.com
Quer manter-se atualizado com conteúdos ricos sobre a indústria e manufatura? Acompanhe a coluna Transformação e Inovação na Indústria de Carlos Boechat.
Compartilhe este insight:
Conecte-se
Receba insights sobre diversos setores do mercado e suas constantes mudanças
W6connect Limited
71-75 Shelton Street, Covent Garden, London, WC2H 9JQ - United Kingdom
adm@w6industrydynamics.com
+44 7360531919
W6connect Limited registered in England & Wales
with number 11787169
VAT Registration
Number 329 9983 33
W6 INSIGHTS BY W6 INDUSTRY DYNAMICS © 2024 ALL RIGHTS RESERVED