Produção parada! O que aconteceu? Planejamento errou? As fábricas consumiram mais do que o previsto? Ou atrasou o recebimento de Compras? Mais uma vez, é difícil detectar de onde vem o problema. Se vai aparecer o culpado, talvez. O problema é quanto tempo vai levar. O aumento da visibilidade da cadeia de suprimentos ajuda não somente a enxergar rapidamente as respostas, mas prever e prevenir situações de risco como esta. E você não está só.
Gestores de Supply Chain de todo o mundo passam por situações similares. E todos sabem que elas exigem mais do que “simplesmente” resolver problemas (por mais que não sejam tão simples). Pois mais difícil ainda é detectar o que causou o desperdício de recursos que vai impactar toda a cadeia em escala, inclusive o caixa.
Para garantir a sobrevivência das empresas no mercado, é preciso acelerar a descoberta precisa de erros. Só assim, é possível ter uma gestão mais eficiente. Desta forma, como aumentar a visibilidade da cadeia de suprimentos para ter mais agilidade e uma eficaz gestão de riscos? Isso é o que você vai descobrir neste artigo! Vamos entender o conceito como ponto de partida.
O que é Supply Chain Visibility (CSV) ou visibilidade da cadeia de suprimentos?
Supply Chain Visibility (CSV) ou visibilidade da cadeia de suprimentos é a atividade de rastrear todos os componentes de uma cadeia de suprimentos. Inclui desde os pedidos a fornecedores, passando pela produção, e vai até à entrega do produto ao consumidor final. Neste meio, são rastreadas todas as transações das áreas envolvidas, como Compras, Manufatura, Estoque, Logística, Gestão de Atendimento ao Cliente e Tecnologia da Informação (TI). Neste processo, são registradas as operações de cada evento e todas as transações que acontecem.
2 Tipos de visibilidade
Um estudo da Accenture traz dois tipos de visibilidade para ajudar a estruturar uma cadeia de suprimentos mais resiliente: visibilidade estrutural e visibilidade dinâmica. O primeiro se relaciona ao que é facilmente observável. E o segundo requer uma visão analítica mais apurada para compreender o dinamismo das transações e seus impactos.
1. Visibilidade estrutural = o quê
A visibilidade estrutural permite ver o que acontece na cadeia de suprimentos. É possível saber quais rotas estão sendo usadas para a logística, a localização dos pontos de produção de cada produto, onde estão seus fornecedores e até quais são os pontos de contato com as outras cadeias de produção. Analisar esses dados permite identificar potenciais riscos e fragilidades no Supply Chain.
2. Visibilidade dinâmica = como
Já a visibilidade da cadeia de suprimentos do ponto de vista dinâmico permite entender como está o andamento do fluxo. É possível rastrear os produtos ao longo do supply chain, saber como fábricas e depósitos estão operando, quando e onde estão ocorrendo erros no fluxo, além das consequências desses problemas para toda a cadeia de suprimentos.
Quais os benefícios para os negócios?
O reflexo do entendimento do mercado sobre esses benefícios pode ser visto no Redefining The Supply Chain Response Study, divulgado em 2023. O estudo mostra que melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos vem liderando as iniciativas de transformação digital nas companhias.
Como ter mais visibilidade da cadeia de suprimentos
Para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, as lideranças de Supply Chain precisam redefinir sua abordagem.
A mesma pesquisa mostrou que 48% das indústrias com receitas anuais superiores a 5 bilhões de dólares utilizam uma ferramenta digital para o Supply Chain. No entanto, a maioria dos líderes não tem certeza do que significa “digital” e se concentra erroneamente em melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos usando abordagens tradicionais.
O estudo também apresenta a consequência dessa falta de compreensão da gestão:
“A interrupção da cadeia de abastecimento continua a ser mais elevada do que em qualquer momento da última década.”
Redefining The Supply Chain Response Study, 2023
A partir desses resultados, Lora Cecere, CEO do instituto que conduziu a pesquisa, traz 5 insights que indicam caminhos para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos.
Insight 1) Tenha clareza.
“Um dos maiores problemas é usar o termo visibilidade sem clareza. Mapeie os buracos negros da sua cadeia de suprimentos.”
Insight 2) A cadeia de suprimentos é um esporte de equipe.
“Habilite o fluxo de informações em toda a equipe. A gestão de dados na visibilidade da cadeia de abastecimento deve atender às necessidades de múltiplas funções em toda a organização.”
Insight 3) A forte integração aumenta a fragilidade: diminuindo a resiliência
“Infelizmente, a maioria dos líderes da cadeia de abastecimento não compreende as diferenças entre integração e interoperabilidade. Integração não é a resposta. Em vez disso, os dados precisam fluir por tecnologias diferentes com latência mínima, com foco na preservação da camada semântica.”
Insight 4) A cadeia de abastecimento depende cada vez mais dos fluxos de rede (movimento de bens e serviços por meio de múltiplos nós e parceiros comerciais)
“A triste realidade é que os recursos de soluções de rede multicamadas permanecem relativamente inalterados ao longo da década, apesar da evolução das possibilidades tecnológicas.”
Insight 5) Resolver o problema requer um novo pensamento.
“Não cometa o erro de pensar que a melhoria da visibilidade da cadeia de abastecimento acontece com a implementação do Enterprise Resource Planning (ERP) e de aplicações de planeamento convencionais. Duas décadas de investimento em TI confirmam claramente que esta não é a resposta.”
A implementação do ERP citada por Lola já é amplamente realizada pelas indústrias para a visibilidade estrutural da cadeia de suprimentos. Contudo, as tecnologias avançaram. O ERP passou a ser uma tecnologia esperada para uma gestão de Supply Chain. O diferencial está em visualizar além dos dados apresentados pelos ERPs. Mas, como?
A inteligência artificial em sistemas ERP
A competitividade nos negócios se apresenta hoje como um espelhamento da competitividade na tecnologia. Cerca de 85% das empresas consideram adotar a inteligência artificial nos próximos anos. Como core das indústrias, a área de Supply Chain também entra nesta disputa acirrada. E não é preciso deixar de usar o ERP.
Inteligência artificial baseada em process mining (mineração de processos) utiliza os dados já existentes no sistema ERP adotado pelas empresas. O objetivo é montar um mapeamento ultra detalhado dos processos.
Essas soluções têm revolucionado a leitura e interpretação de dados do Supply Chain. Elas ajudam a gestão a compreender o que acontece em cada operação, de ponta a ponta do processo, revelando ao máximo a visibilidade da cadeia de suprimentos.
Leia também: Melhoria contínua de processos: o que é e como aplicar em 6 passos
Por que usar a Inteligência Artificial para Supply Chain?
A inteligência artificial para mapear processos permite vencer desafios comuns da gestão da cadeia de suprimentos. Lembra da introdução deste artigo em que falamos da parada da produção? Onde será que está o problema?
Veja que a abordagem aqui não é de “encontrar culpados”, mas erros que podem ser rapidamente identificados e solucionados ou até mesmo prevenidos para não haver desperdícios ou onerar operações.
Como a IA pode ajudar na cadeia de suprimentos?
Acompanhe o desempenho dos fornecedores
Saber como as parcerias estão performando pode ser difícil no dia a dia. A IA ajuda nessa análise de perto. Você pode comparar o desempenho dos fornecedores e até acionar a tempo para que atrasos nas entregas não se tornem um problema.
Onde está Wally? Digo, o gargalo?
Um tipo de erro comumente identificado com a IA em uma cadeia de suprimentos estendida é o gargalo. Além de atrasar a produção, ele pode afetar as entregas e consequentemente a experiência do cliente. A IA permite que você identifique qual etapa precisa de intervenção para que a produção não pare.
Previsões assertivas para maior eficiência
Informações precisas permitem análises preditivas para vencer o desafio dos estoques incompatíveis. Assim, a parada da produção tem menores chances de ser aqui.
Quanto custa o seu atraso na tomada de decisões?
Com monitoramento automatizado e análise de dados em tempo real, você pode ser mais ágil na resolução de situações antes que afetem a lucratividade.
É por isso que as empresas que lideram diferentes setores da economia estão transformando sua relação com a eficiência de processos por meio da inteligência artificial para aumentar a visibilidade da cadeia de suprimentos.
Quanto mais Supply Chain Visibility, maior a eficiência.
Estratégias para aumentar a visibilidade da cadeia de suprimentos têm um impacto direto na eficiência operacional. A inteligência artificial do process mining aplicada ao ERP leva à remoção de ineficiências, redução de custos, aumento da produtividade e ganho de vantagem competitiva para as empresas. Isso é o que vem acontecendo com a empresa líder no segmento de eletrodomésticos no país.
Recentemente, a Eletrolux teve um aumento de 15,7% na eficiência de produção, além do ganho de produtividade em até 10% nas suas linhas. O segredo? Assim como mais de 80 organizações, ela utilizou a Inteligência Artificial da UpFlux para aumentar a visibilidade da cadeia de suprimentos, ganhando eficiência operacional e impacto direto na sua competitividade no mercado.
Premiada e reconhecida como a número 1 em Inteligência Artificial na América Latina, a UpFlux é referência em otimização de processos para transformar fricção dos negócios em competitividade. Quer descobrir o potencial que ela tem como aliada na gestão eficiente da sua cadeia de suprimentos?
Conheça mais sobre a UpFlux:
Compartilhe este insight:
Conecte-se
Receba insights sobre diversos setores do mercado e suas constantes mudanças
W6connect Limited
71-75 Shelton Street, Covent Garden, London, WC2H 9JQ - United Kingdom
adm@w6industrydynamics.com
+44 7360531919
W6connect Limited registered in England & Wales
with number 11787169
VAT Registration
Number 329 9983 33
W6 INSIGHTS BY W6 INDUSTRY DYNAMICS © 2024 ALL RIGHTS RESERVED