Recursos Humanos

Simulação virtual e inovação no processo de desenvolvimento de embalagens

Simulação virtual e inovação no processo de desenvolvimento de embalagens: confira a entrevista de Aline Chevalier, Consultora de Indústria e Processos de Simulação na Dassault Systèmes.

W6 Insights: Quais são e como funcionam as soluções da Dassault Systèmes para o setor de Embalagens?

Aline: A Dassault possui um portifólio completo para a indústria de Embalagens, trazemos inovação desde a formulação, chegando à design, simulação virtual, transporte e logística e passando inclusive a manufatura. É um fluxo completo desde a ideação até a operação.

W6 Insights: Quais são as maiores inovações da Dassault Systèmes e como impactam seus clientes?

Aline: No momento estamos discutindo muito como a inovação pode impulsionar a sustentabilidade e solucionar os desafios de desenvolvimento de embalagens. Hoje entendemos que muitos dos processos relacionados ao desenvolvimento de embalagens está sob responsabilidade de empresas terceirais e as validações ainda são feitas pela prototipagem física, pela “tentativa e erro” e por processos manuais.

Hoje com a inovação é possível trazer de forma confiável seus desafios para o mundo virtual. É possível criar projetos mais ágeis, otimizados e colaborativos, garantindo time to market, reduzindo custos e ganhando tempo. É possível responder perguntas como: “Qual melhor material a ser utilizado?” ou ainda “Como reduzir gramatura? “Como otimizar o transporte da minha mercadoria mas sem danos na embalagem?” ou “Como a tecnologia pode me ajudar a me destacar da concorrência/aumentar meus clientes?”.

As possibilidade de se unificar o real com o virtual são inúmeras e a Dassault tem impactado significativamente os negócios dos nossos clientes.

W6 Insights: Conte-nos um pouco sobre o caso de sucesso mais recente de vocês e quais foram os resultados obtidos:

Aline: Temos diversos casos mas eu gosto bastante de trazer o caso da Unilever que tem utilização o conceito de MODSIM (Modelagem & Simulação integrados) e as tecnologias da Dassault para resolver seus desafios de embalagens. Um dos casos que posso citar foi da redução de peso em 9.5% da embalagem do Dove, que foi um resultado significativo e o estudo foi todo feito no ambiente virtual através de simulações de top load e squeeze por exemplo.

A Unilever desenvolveu e desenvolve mais de 50 projetos com as tecnologias da Dassault com uma média de redução de peso de 12%.

Confira como a Unilever conta como tem aplicado inovação e as soluções da Dassault no seu dia a dia de trabalho.

W6 Insights: Como pretendem expandir ainda mais os negócios na América Latina?

Aline: Replicando as boas pátricas e as experiências que temos desenvolvindo com nossos clientes nos EUA, Europa e Ásia. Entendemos que estamos em um momento aonde as empresas na américa latina precisam discutir inovação para otimizar seus negócios e conseguir cumprir suas metas de sustentabilidade.

Nosso diferencial é que trabalhamos de forma consultiva e a 04 mãos com cada cliente, entendendo seus desafios e construindo o melhor caminho rumo aos seus objetivos e rumo a inovação.

W6 Insights: Quais são as expectativas para o Latam & Brasil Packaging?

Aline: Uma grande expectativa de troca de network, de troca de experiências, de conhecer os desafios de cada empresa e claro, de muita discussão sobre inovação.

Não perca a oportunidade de ver Aline palestrando no Latam & Brasil Packaging Summit 2023:

Quer saber mais sobre nossos eventos?

Compartilhe este insight:

Preencha para fazer o
download do Media Kit