Cogna Educação

ESG

logística

seguros

Implementação da agenda ESG e seus desafios - Entrevista com Juliano Griebeler

Em entrevista ao W6 Insights, Juliano Griebeler – Sócio e Diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da Cogna Educação falou sobre ESG e os desafios para que a implementação a agenda sustentável seja efetivada.

1. Em sua opinião, qual o papel da liderança no desenvolvimento do ESG dentro do meio corporativo?

A liderança é responsável por direcionar a estratégia da empresa e fazer com que a cultura seja incorporada no dia a dia. Se a liderança não tiver de fato engajada com a pauta de ESG, dificilmente as ações implementadas serão significativas, ficando apenas no espaço de regras obrigatórias mas sem avançar em inovações e soluções que atendam de fato o propósito e ter a gestão de indicadores sócioambientais e de governança como um diferencial estratégico.

2. Quais são as inovações mais recentes da empresa e como elas impactam seus clientes?

Fomos o primeiro grupo educacional a propor metas públicas de ESG e estamos buscando cada vez mais soluções inovadoras para que esse tema chegue até as nossas unidades. Temos a questão da utilização de energial renovável em nossas unidades e a busca por reduzir nossa emissão de GEE, mas um aspecto bastante positivo é a capacitação dos nossos coordenadores das unidades sobre os ODS e como fazer projetos de impacto social relevante.

Com esse conhecimento, cada unidade realiza com os alunos projetos sociais relevantes para sua comunidade e alinhado com os ODS. Um outro exemplo de inovação foi a definição de que a discipliona Sociedade Brasileira teria como conclusão de curso um voluntariado em ONGs da comunidade do estudante. 

Essa iniciativa acabou sendo muito positiva ao tangibilizar teoria e prática e colocar o aluno causando um impacto positivo na comunidade em que está inserido.

3. Quais são os maiores desafios das empresas que aplicam e desenvolvem o ESG?

O principal desafio é essa educação a respeito do que de fato é a agenda de ESG e como ela é transversal a todas as atividades da empresa.

4. Como a Cogna Educação lida com o avanço das energias renováveis e iniciativas ESG do mercado?

A Cogna elabora seu inventário de GEE desde 2022 e em 2023 fez uma ampliação do escopo e dos anos avaliados. Temos como meta pública a redução da emissão de gases de efeito estufa até 2025 e também chegar a fazer com que a nossa utilização de energia seja 90% oriunda de fontes renováveis.

5. Qual a importância da participação de líderes do setor em eventos como o “Brasil ESG Summit 2023”?

É importante poder compartilhar as dificuldades e aprendizados bem como identificar possíveis ações e parceirias que possam ser desenvolvidas. Cada setor tem suas particularidades na agenda de ESG,  ao compartilhar como o setor de educação tem atuado principalmente no pilar social mas também no ambiental esperamos por trazer luz sobre o tema para quem está começando agora.

Da mesma forma, entender como outros setores que já possuem práticas avançadas em determinados pilares percorreram sua trajetória pode nos ajudar a entender quais caminhos devemos seguir.

Clique no link abaixo e saiba como patrocinar, palestrar ou adquirir ingressos para o Brasil ESG Summit 2023:

Quer saber mais sobre nossos eventos?

Compartilhe este insight:

Preencha para fazer o
download do Media Kit