recrutamento humanizado

recrutamento e seleção

recursos humanos

RH

 

4 tendências em alta para um recrutamento humanizado

A cada dia mais as empresas estão se aprofundando em práticas que demonstram sua preocupação com os colaboradores. Afinal, mais do que profissionais, todos são pessoas e possuem questões particulares que devem ser entendidas da melhor maneira. Dentro dessa abordagem, existe o RH humanizado: um conjunto de estratégias voltadas para tornar os processos do setor mais compreensíveis, que já se transformou em uma tendência global.

Nesse sentido, também existe o recrutamento humanizado, que se trata da primeira etapa para tornar a relação da empresa com o candidato mais humana e valorizada. Para isso, existem 4 tendências em destaque que certamente ajudam nessa missão. 

Conheça todas elas neste artigo!

1- Foco na experiência do candidato

Como você se sentiria em um processo seletivo que o tratasse como descartável? Não conhecesse sua história? Ou pior, visse características pessoais suas como obstáculos? 

Pode parecer absurdo, mas muitos processos seletivos ainda ocorrem dessa forma. Com perguntas invasivas, falta de consideração e preconceitos evidentes. No recrutamento humanizado, até mesmo o “não” deve ser feito pensando na experiência do candidato – independentemente do desempenho. Por isso, vale a pena apostar em estratégias que facilitem isso, além de criar ambientes virtuais com cadastros fáceis de compreender e usar.

2- Abordagem personalizada

A abordagem personalizada é uma das principais tendências em alta no recrutamento humanizado. Cada candidato é único e merece ser tratado de maneira individualizada. Isso significa que as empresas precisam adotar uma abordagem mais personalizada ao recrutamento, em vez de seguir um modelo padronizado.

Para fazer isso, as empresas podem implementar tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina para personalizar a experiência do candidato. Isso pode incluir entrevistas por vídeo, testes personalizados e feedback personalizado. 

Porém, lembre-se: plataformas não devem substituir as tarefas dos profissionais de RH. Até porque, esse é um dos princípios da humanização. A tecnologia deve ser uma assistente e não substituta.

3- Valorização da diversidade

As empresas estão percebendo que a diversidade não só é a coisa certa a fazer, mas também pode beneficiar o negócio. Ter uma equipe diversa pode trazer novas perspectivas e ideias, o que pode levar a soluções mais inovadoras e criativas.

Para garantir a diversidade e a inclusão no processo de recrutamento, as empresas podem adotar uma abordagem mais inclusiva ao recrutamento.

4- Transparência nos processos seletivos

Ninguém gosta de se sentir enganado durante um processo seletivo. Imagine a sensação de alívio e confiança que um candidato pode sentir ao receber um feedback honesto e claro sobre sua entrevista ou saber exatamente quais serão as etapas seguintes do processo. 

A transparência não só ajuda a criar uma experiência positiva para o candidato, mas também é uma demonstração de respeito e cuidado por aqueles que estão buscando uma oportunidade na empresa. É uma forma de construir uma relação de confiança e engajamento desde o início do processo de recrutamento.

Latam HR Summit 2023

Com certeza aplicar essas tendências no RH da sua empresa pode ser muito vantajoso. Mas você pode melhorar ainda mais esses resultados participando do “Latam HR Summit 2023”, pois esse evento reunirá líderes de multinacionais que estão tornando seus processos realmente humanizados. Inscreva-se pelo link abaixo e junte-se a eles no dia 29 de maio, no World Trade Center, em São Paulo – SP:

Latam HR Summit 2023 (hrsummitlatam.com)

Autor: Time W6 

Compartilhe este insight:

Preencha para fazer o
download do Media Kit