sustentabilidade

liderança

ESG

sustentabilidade empresarial

líderes

Sustentabilidade: uma abordagem de liderança

A sustentabilidade está no centro do debate empresarial. Independentemente do porte ou setor, a cada dia mais as empresas estão se aprofundando na temática. Mas será que, de fato, a implementação da pauta está tendo sucesso? 

Na verdade, analisando de forma geral, podemos perceber que algumas empresas estão mais avançadas do que outras nessa questão. E um dos fatores essenciais para fazer isso dar certo é a liderança. Assim como em qualquer outra estratégia, a sustentabilidade também precisa de líderes atuantes para estruturá-la e implementá-la em toda a cadeia de valor de uma empresa.

Lideranças fortes são as chaves para o sucesso sustentável

Segundo o relatório divulgado pelo Google Cloud no último dia 3 de abril (considerando as respostas de 1476 executivos de diferentes países), lideranças fortes são essenciais para implementar a sustentabilidade no meio empresarial. No cenário brasileiro, 62% dos executivos disseram que líderes atuantes são necessários para avançar em metas sustentáveis. Outro dado importante apresentado pela pesquisa, é que 45% dos entrevistados apontam a escassez de profissionais qualificados na temática. 

Como colocar isso em prática?

Nesse sentido, é fundamental que as empresas invistam na capacitação e formação de seus líderes para poderem conduzir ações sustentáveis de forma eficaz. Isso envolve não apenas fornecer treinamentos específicos, mas também criar uma cultura organizacional que valorize a sustentabilidade e incentive ações nesse sentido.

Além disso, os líderes também devem estar engajados com a temática e ter uma visão estratégica sobre como a sustentabilidade pode agregar valor ao negócio. Isso significa entender as questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas à sustentabilidade. Ou seja, praticar o famoso ESG!

Uma das formas de demonstrar esse comprometimento é estabelecendo metas e indicadores claros de desempenho ambiental e social, que possam ser acompanhados e avaliados periodicamente. Isso ajuda a manter o foco na sustentabilidade e a identificar oportunidades de melhoria ao longo do tempo.

Outro aspecto fundamental é o engajamento de todos os colaboradores da empresa na pauta da sustentabilidade. Os líderes devem trabalhar para conscientizar e motivar suas equipes sobre a importância do tema e como cada um pode contribuir para ações mais sustentáveis no dia a dia da empresa.

Mais do que uma “moda”

É importante destacar que a sustentabilidade não deve ser vista como uma moda ou tendência passageira, mas sim como uma estratégia de negócio fundamental para garantir a sobrevivência e o sucesso das empresas no longo prazo. Portanto, os líderes devem estar comprometidos em fazer dela uma prioridade em suas empresas e liderar pelo exemplo, demonstrando que é possível alinhar lucro e responsabilidade social e ambiental.

Com todas essas informações, podemos concluir que a sustentabilidade requer uma liderança forte e engajada para conduzir ações eficazes que realmente façam a diferença no mundo corporativo e em toda a sociedade. Ao fazer isso, as empresas contribuem para um futuro mais sustentável, fortalecem sua posição no mercado e aumentam sua resiliência a desafios futuros.

Aprofunde-se no ESG lendo estes conteúdos do W6 Insights:

O cenário do ESG no Brasil – W6 Insights (w6industrydynamics.com)

O poder do ESG como um acelerador de crescimento para as empresas – W6 Insights (w6industrydynamics.com)

Manufatura sustentável: o caminho para o sucesso consciente – W6 Insights (w6industrydynamics.com)

Autor: Time W6 

Compartilhe este insight:

Preencha para fazer o
download do Media Kit