governança financeira

o que é governança corporativa

Diretor financeiro

o que é governança

Finanças

Governança Financeira: o que é e por que é fundamental para as empresas?

A governança financeira é um conjunto de práticas que visa aprimorar a gestão financeira das empresas. Seu principal objetivo é garantir que as decisões financeiras sejam tomadas de forma responsável e ética, promovendo a transparência e a prestação de contas para os acionistas, colaboradores e demais stakeholders.

Para empresas em crescimento, a implementação dessas práticas pode garantir uma sustentabilidade a longo prazo. Isso porque, com o aumento do volume de negócios e a complexidade dos processos financeiros, é comum surgirem problemas de gestão financeira que podem colocar em risco a saúde financeira da organização.

Se você deseja saber quais são os principais benefícios ao adotar esse método, te convido a continuar a leitura do nosso artigo.

1° Transparência:

A governança financeira proporciona maior transparência aos processos financeiros da empresa, aumentando a confiança dos investidores. Com uma gestão financeira transparente, a empresa pode evitar problemas que possam prejudicar sua reputação.

2° Melhoria da tomada de decisão:

Com uma gestão financeira mais eficiente, a empresa pode tomar decisões mais assertivas e estratégicas, contribuindo para o crescimento sustentável do negócio.

3° Redução de riscos:

A implementação ajuda a minimizar os riscos financeiros, tais como fraudes, corrupção, falta de controle de custos e outras falhas que podem colocar em risco a saúde financeira da empresa.

4° Acesso a novas fontes de financiamento:

Empresas que adotam práticas de governança financeira são mais atraentes para investidores e bancos, aumentando suas chances de obter financiamento em condições mais favoráveis.

Mas como é possível fazer essa implementação? Para isso, é preciso seguir algumas etapas essenciais:

A primeira delas é a definição de objetivos claros e mensuráveis para a gestão financeira da empresa. Em seguida, é importante estabelecer políticas e procedimentos que promovam a transparência, a ética e a responsabilidade financeira. Outro passo fundamental é a criação de um comitê de governança financeira, responsável por monitorar o desempenho da empresa e garantir a adesão às políticas e procedimentos estabelecidos. Também é necessário que a empresa adote tecnologias e sistemas de informação que facilitem a gestão financeira e a produção de relatórios claros e precisos.

Com a implementação dessas medidas, as empresas podem garantir uma governança financeira sólida e eficiente, capaz de apoiar o seu crescimento de forma sustentável.

E se a empresa desejar, é possível realizar a contratação de uma consultoria financeira para auxiliar na definição desses processos e políticas.

Por fim, vemos que a implementação da governança financeira colabora com o sucesso e crescimento sustentável de empresas em todos os setores. A W6 entende a importância desse assunto para nossos leitores e, por isso, buscamos fornecer insights e informações relevantes para promover as melhores estratégias para você.

Se quiser continuar sabendo das principais tendências, novidades e notícias do mercado B2B, inscreva-se em nossa newsletter.

Autor: Time W6 

Compartilhe este insight:

Assine nossa Newsletter para receber insights acionáveis e mude sua perspectiva
Preencha para fazer o
download do Media Kit