A tecnologia está estritamente ligada às relações sociais e ambientais. E, no meio empresarial, isso não é diferente. Esse é um dos motivos para empreendedores e líderes se atualizarem das tendências que facilitam negócios e criam mais responsabilidade com as pessoas e o planeta.
O LinkedIn é um ótimo exemplo disso. Considerada a maior rede profissional do mundo, com mais de 900 milhões de usuários espalhados em cerca de 200 países, a empresa está desenvolvendo várias estratégias para permitir que seus clientes e parceiros usem a rede em prol da causa ESG (Environmental, Social and Governance).
Para entender melhor como isso está funcionando na prática, entramos em contato com a Bruna Uehara, Gerente de Soluções do Cliente no LinkedIn e especialista em marketing e comunicação há mais de 12 anos. Confira todos os detalhes dessa conversa:
Bruna Uehara: Desde que entrei no Linkedin e passei a atender a Indústria como um todo, pude entrar em discussões com empresas que têm o ESG como pilar principal. Então passei a me aprofundar e desde então, ano após ano, vemos um crescimento constante no engajamento sobre o tema dentro da plataforma e principalmente uma preocupação das marcas em serem legítimas em suas ações e principalmente a forma em que os funcionários vem cobrando seus empregadores não só de se posicionarem, mas de implementarem na cultura e política da empresa. Sustentabilidade é um pilar que está dentro dos meus valores pessoais, sendo uma forma de cuidar do futuro do nosso planeta, e começar a levar conhecimento para os meus clientes é uma forma de começar a fazer a minha parte através do meu trabalho.
Bruna Uehara: Contribuímos na análise de dados sobre sustentabilidade, para ajudar a iniciativa privada, terceiro setor e governos a tomarem melhores decisões sobre os rumos dos seus projetos. Temos um compromisso em fazer parte da transição da nossa sociedade para uma economia verde e para colocar isso em prática, acreditamos que é preciso pensar sobre como ampliar empregos e habilidades voltados para esta temática – contemplados nos dados fornecidos pelo nosso relatório Global Green Skills Report 2022, por exemplo.
Vale lembrar que o LinkedIn tem diversos criadores de conteúdo que falam sobre o assunto. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), a equipe do LinkedIn Notícias publicou uma lista com 10 perfis para seguir e acompanhar as notícias e análises mais importantes sobre Sustentabilidade. Políticas climáticas, bioeconomia, combate ao desmatamento, empreendedorismo social e biodiversidade são alguns dos temas debatidos nestes perfis.
Apoiamos também projetos de impacto social. Durante o período de isolamento social pela Covid-19, por exemplo, lançamos uma campanha de doação interna para a Gerando Falcões, que faz um trabalho fundamental levando alimentos e outros suprimentos às comunidades vulneráveis impactadas pela pandemia. Para cada doação feita por um funcionário, o valor foi dobrado pelo LinkedIn.
No LinkedIn, existe um grupo focado em sustentabilidade chamado Go Green, uma iniciativa global liderada por voluntários engajados em sustentabilidade ambiental. Além de apoiar o programa Go Green, a equipe de sustentabilidade do LinkedIn está focada em impulsionar a excelência operacional em carbono, água e resíduos, dimensionar o impacto do LinkedIn no mundo, apoiando o crescimento econômico verde por meio de empresas, empregos e habilidades verdes e promover a preservação ambiental por meio de parcerias estratégicas e patrocínio de várias organizações verdes sem fins lucrativos em todo o mundo.
Bruna Uehara: As redes sociais se tornaram um espaço democratizado que permite às pessoas não apenas se informar de forma rápida como também se envolverem cada vez mais em conversas e ações que impactam a sociedade. Desde 2020, a preocupação com mudanças climáticas e meio ambiente vêm se intensificando, e cada vez mais pessoas têm levantado questões de interesse social e se posicionado, cobrando de maneira efetiva entidades e governos por isso. As redes permitem conscientização e uma chamada para a ação, ao mesmo tempo em que a tecnologia potencializa a evolução de soluções de curto e longo prazo.
Bruna Uehara: Nos últimos anos ESG foi uma frente de muito crescimento, acredito que continuará em destaque, mas deixará de ser vista como uma inovação e aos poucos entrará como uma frente prioritária nas empresas, fazendo parte dos seus valores e cultura.
Bruna Uehara: Para fomentarmos um tema que é de extrema importância para o mundo e como grandes corporações podem fazer a diferença, trocar experiências, melhores práticas e principalmente entendermos como a Indústria está evoluindo e fazendo seu papel.
Como palestrante confirmada do Brasil ESG Summit 2023 (marcado para o dia 27 de junho, no World Trade Center, em São Paulo – SP), Bruna abordará essa temática com seus cases de sucesso na palestra “Sustentabilidade no LinkedIn”, incluindo os tópicos:
Quer saber mais sobre nossos eventos? Clique no link abaixo e saiba como patrocinar, palestrar ou adquirir ingressos:
Autor: Time W6
Compartilhe este insight:
Conecte-se
Receba insights sobre diversos setores do mercado e suas constantes mudanças
W6connect Limited
71-75 Shelton Street, Covent Garden, London, WC2H 9JQ - United Kingdom
adm@w6industrydynamics.com
+44 7360531919
W6connect Limited registered in England & Wales
with number 11787169
VAT Registration
Number 329 9983 33
W6 INSIGHTS BY W6 INDUSTRY DYNAMICS © 2024 ALL RIGHTS RESERVED