Metodologias ágeis em seguradoras: os novos desafios do mercado

O setor de seguros, que já era extremamente forte na economia brasileira, cresceu ainda mais com o uso de novas tecnologias. Segundo os dados do relatório da Susep (Superintendência de Seguros Privados), as seguradoras arrecadaram cerca de R$ 355,96 bilhões em 2022. Um dos fenômenos responsáveis por esse crescimento acelerado é o surgimento das Insurtechs (startups de seguros). Elas estão, a cada dia mais, dominando o mercado, atraindo e fidelizando os consumidores. 

Mas afinal, quais são os segredos para esse sucesso? Será que as seguradoras tradicionais perderam espaço para as novas tendências no mercado?

Nesse sentido, as metodologias ágeis se tornaram grandes aliadas em todos os modelos de negócios, principalmente nas startups. E, para os que ainda não as conhecem, vale a pena explorar as oportunidades que elas oferecem.

Portanto, continue conosco para entender melhor sobre a mentalidade ágil aplicada ao setor de seguros.

Como as metodologias ágeis podem ser aplicadas no setor de seguros?

Inspiradas pelo Manifesto Ágil, publicado em 2001, essas metodologias priorizam o usuário – de sites, softwares, entre outros – com processos muito bem estruturados e trabalho em equipe. Dentre elas, a mais usada é o Scrum, seguida de Scrumban e Kanban. 

Em se tratando do setor de seguros, é possível aplicar essas e outras tecnologias para o desenvolvimento de projetos que facilitem a vida dos clientes, especialmente nas questões mais burocráticas. 

As principais vantagens dessas tecnologias

Na prática, inúmeros ganhos são conquistados nas empresas com o método ágil. Para as seguradoras, é possível identificar um aumento gigantesco por meio de:

Facilidade na comunicação

Com um atendimento ao cliente mais eficaz, que resolve problemas e tira dúvidas de forma rápida. Bons exemplos disso são os chatbots (programados para solucionar questões simples) e as funções de ajuda que direcionam ao atendimento especializado.

Processos inovadores

Os aplicativos de seguros marcam uma fase de inovação no setor. No mercado, as empresas melhoram seus processos continuamente para abraçarem as necessidades dos usuários. Inteligência artificial e interfaces práticas ajudam a manter as tendências procuradas pelas pessoas em dia.

Competitividade de mercado

Seguradoras adeptas às metodologias ágeis disparam na frente da concorrência. Até porque, elas se renovam e melhoram a qualidade em prol de quem mais importa: o cliente. Além disso, com a colaboração dos times ágeis e profissionais antenados das novas tecnologias, é possível gerar produtos que realmente sejam úteis. 

Assim como os bancos passaram pelo processo de adaptação aos novos desafios do mercado, o setor de seguros também precisa se atualizar como um todo. Para isso, não basta apenas conhecer de forma superficial essa temática, mas estudá-la para implementá-la com sucesso. 

Considerando tudo isso, o Brasil Insurance & Insurtech Summit é uma excelente oportunidade para você entender a aplicação do método ágil em seguradoras e demais tecnologias que aceleram os resultados nesse setor. 

Compartilhe este insight:

Preencha para fazer o
download do Media Kit