O poder do ESG como um acelerador de crescimento para as empresas

Mesmo que sua empresa não esteja procurando por investimentos, a adoção de uma estrutura ESG traz benefícios – desde a redução de riscos e custos até a melhoria da reputação e a atração de novos clientes.

A W6 acredita que o ESG é um acelerador de crescimento para as empresas. Ao preparar sua organização para responder às questões ESG agora, você estará preparado para o sucesso futuro. Feito corretamente, isso permite a oportunidade de financiar a inovação e inspirar mudanças.

Nossos eventos podem ajudá-lo a identificar e maximizar novas oportunidades de investimento; capital de acesso; estruturar e gerir eficazmente os riscos de investimento.

ESG é um termo coletivo para o impacto de uma empresa no meio ambiente e na sociedade, bem como o quão robusta e transparente é sua governança em termos de liderança da empresa, pagamento de executivos, auditorias, controles internos e direitos dos acionistas.

Ele mede como sua empresa integra práticas ambientais, sociais e de governança nas operações, bem como seu modelo de negócios, seu impacto e sua sustentabilidade.

Os três componentes que compõem ESG são ambiental, social e governança:

Meio Ambiente
O aspecto ambiental se concentra em como o negócio minimiza seu impacto no meio ambiente. Abrange os produtos/serviços da empresa, a cadeia de suprimentos e as operações. O ESG permite que a empresa atinja diferentes áreas de sua organização e implemente práticas mais sustentáveis e éticas.

Exemplos de práticas comerciais ambientais incluem:

Reduzindo a energia e usando fontes de energia renováveis para se tornar uma organização líquida zero;
Desenvolvimento de produtos e serviços mais ecológicos;
Mudar para produtos sem desperdício ou embalagens sustentáveis usando materiais biodegradáveis;
Reduzindo as emissões de carbono mudando para iluminação LED;
Incentivando a reciclagem e reduzindo a quantidade de resíduos destinados a aterros.

Social
O aspecto social se concentra em como uma empresa impacta a sociedade em geral e a cultura do local de trabalho.

As organizações podem contribuir positivamente para a justiça na sociedade, investindo em oportunidades e condições justas e iguais para funcionários, pessoas que trabalham na cadeia de suprimentos e comunidades locais.

Igualdade e justiça estão no centro deste aspecto e exemplos de práticas empresariais sociais e éticas incluem:

Garantir que os produtos estejam seguros e os dados do cliente estejam seguros;
Prevenção de abusos na cadeia de suprimentos, como direitos trabalhistas, incluindo escravidão moderna e liberdade de associação;
Fornecendo treinamento e apoiando saúde e segurança e bem-estar;
Promover a igualdade na força de trabalho com políticas de diversidade e inclusão;
Investir em projetos comunitários locais, como o financiamento de iniciativas educacionais.

Governança
A governança refere-se aos processos de tomada de decisão, relatórios e logística de administração de um negócio.
Também analisa o comportamento ético do negócio e sua transparência com as partes interessadas sobre suas atividades.
A governança está ligada aos aspectos ambientais e sociais do ESG na medida em que analisa a transparência e a tomada de decisões por trás deles.

Exemplos de práticas de governança incluem:

Relatórios precisos para as partes interessadas sobre desempenho financeiro, estratégia de negócios e operações;
Garantir que os líderes e gerentes de negócios sejam responsáveis pelo gerenciamento de risco e desempenho
Realizar negócios com ética, como prevenir o suborno;
Garantir a diversidade em qualquer equipe de liderança e ser aberto sobre o pagamento dos executivos;
Garantir uma boa governança em seu negócio pode atrair investidores e sua cadeia de suprimentos, e praticar uma boa governança também pode ajudar no crescimento dos negócios.

5 razões pela quais a sua empresa deve implementar ESG:

Mesmo que sua empresa não esteja procurando por investimentos, a adoção de uma estrutura ESG traz benefícios – desde a redução de riscos e custos até a melhoria da reputação e a atração de novos clientes.

1 – Melhorar a reputação da empresa
Incorporar o ESG em sua organização pode ajudar a reputação do seu negócio, pois indica que você tem um plano transparente que se concentra em ajudar o meio ambiente, apoiar a diversidade e a igualdade de oportunidades e garantir decisões comerciais éticas.

2 – Redução de custos
Iniciativas que reduzam o desperdício e a quantidade de materiais utilizados, como nas embalagens, podem reduzir custos.
A redução dos custos de energia, como a mudança para iluminação LED, também pode diminuir as despesas gerais por meio de contas de energia menores.

3 – Talentos
Alguns funcionários podem estar procurando trabalhar em empresas mais ecologicamente conscientes e comprometidas com a implementação de políticas ESG favoráveis. Os funcionários podem querer se associar a empresas que promovem um local de trabalho diversificado e inclusivo, com programas de apoio aos funcionários para bem-estar mental e melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

4 – Novos negócios
Alguns clientes podem estar mais dispostos a comprar um produto similar de uma marca mais ética do que de outra empresa – mesmo que custe mais. Uma pesquisa da McKinsey descobriu que mais de 70% das pessoas disseram que pagariam 5% a mais por um produto ecológico abre em uma nova janela se atendesse aos mesmos padrões das alternativas não ecológicas.

5 – Investimento
A pesquisa de Charles StanleyLink abre em uma nova janela descobriu que até metade (48%) dos investidores pretende aumentar seus investimentos ESG nos próximos três anos.

Para saber mais visite: 

Loran Mariano
CEO & Founder
W6 Industry Dynamics

Compartilhe este insight:

Preencha para fazer o
download do Media Kit